Anunciación

Videoarte que enfatiza relatos pessoais em dois momentos; um deles justapõe instantes de “vigília”, silêncios, suspiros, interstícios entre uma fala e outra; o outro anuncia, foca no que é dito para transparecer questões recorrentes e decisivas nos sentidos de ocupação dos espaços. Os vídeos que originaram Anunciación foram captados durante a deriva Trânsito à Margem do Lago, ação realizada ao redor do lago artificial da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu (por muito tempo a maior produtora de energia elétrica no mundo).

Anunciación – Vigílias, 2010-2012

Instantes de “vigília”, silêncios, suspiros, interstícios entre uma fala e outra, que deixam transparecer a presença dos não ditos.

Instantes de “vigília”, silêncios, suspiros, interstícios entre uma fala e outra, que deixam transparecer a presença dos não ditos. Vídeo vigílias, 4’34″, colorido, sem áudio

Amancio, Ana, Anunciación, Arsênia, Clarindo, Demétrio, Valdete, Edgar, Elisangela, Lucila, Margarida, Maria, Betão, Gisela, Guillermo, Nidia e seu filho, Orlando, Pedro, Marly, Maximiliano, Mirian, Rodison, Sara, Nésio, Francisco, Lia, Lourival.

Anunciación – Depoimentos, 2010-2012

Relatos pessoais de habitantes da fronteira entre Brasil e Paraguai abordam questões recorrentes e decisivas dos sentidos da ocupação do lugar.

Vídeo depoimentos, 4’39”, p/b e colorido, áudio, legendado
Basura, Guillermo Sequera, antropólogo e etnomusicólogo
Unidad, Anunciación, coordenadora das mulheres da ASAGRAPA (Asociación de Agricultores del Alto Paraná)
Potable, Sara Blanco, estudante de engenharia ambiental
Innumerables, Mirian, proprietária do Lion Hotel Fetiche
Guillermo Sequera, antropólogo e etnomusicólogo