Outras Palavras

Deslocamentos de arquivos, ‘Outras Palavras’ é escuta e olhar de quem tem muito a dizer e mostrar.

Tolendal

Tolendal, um dos pioneiros de Brasília, partilhou fotos por ele realizadas da região do Rio Paraná, atual Lago Artificial de Itaipu, datadas de 1952-1955.

Urbano

Urbano trabalha na Casa da Memória de Itaipulândia, nos fundos há um atelier de restauro pleno de plantas medicinais e ornamentais incomuns. Em suas horas vagas ele inventa facas.

PLANTAS: Não sei o nome da planta: Me engracei nela porque ela faz a muda nas bordas das folhas, em toda a extensão das bordas, quando chega em certo grau de desenvolvimento ela cria raízes, pronta para plantar. Semelhante a esta é esta aqui, somente muda na ponta da folha. Bananeira de jardim: Criada da semente, leva na faixa de cinco anos para fazer um único cacho, a semente está dentro dessa banana. Depois que o cacho amadurece a banana cai, e planta-se novamente a semente. Rabo de gato: Você pega um gato, mostra para um cachorro e ele fica com o rabo assim. A semente é originária da suiça. Para chegar nesse porte levou cinco anos. Oito dólares por três sementes em 1975, em Zurique, desde então eu nunca deixei ela morrer. Jatobá: nativa do Mato Grosso, em São Paulo também existe. A gente planta e sai uma arvorezinha diferente. Plantes dez, nasceu uma. Abacaxi/Ananás: Deve ser da família das bromélias. Ornamental. Em São Paulo, minas Gerais, Bahia se planta em larga escala. É exportado para enfeitar pratos típicos de países europeus.

FACAS: Lâminas de cortar grama danificadas não servem mais para nada, é sucata, é lixo. Olhando assim dá para aproveitar. Serra de traçador. Saibro de motoserra, dá um facão para cortar qualquer coisa, para cortar bife bem fininho. Disco para policorte, para mármore ou para asfalto, no máximo do comprimento dá, tem marcas que são boas e outras que não prestam. Normalmente preparo um pacote inteiro de lâminas. O cabo é feito de caco de PVC, restos que vem da SANEPAR, do Parque Aquático. Num dia consigo encabar (esquentar, colocar na prensa, cortar e rebitar) 12 facas, se trabalhar só nisso. A maior parte dos desenhos se faz como na tradição das facas, mas se alguém quer um desenho especial se faz como o cara quer.

PANELAS: Tampas sem alça coloco um pegador. Elas aparecem assim, sem nada, aí tem que colocar alça. Panelas de pressão: cortada, para fazer fritura; Mais alta, para fazer polenta. Comecei a fazer esse tipo de panela porque usava essa sobra, cortava em tiras para fazer alças.

FERRAMENTAS: Um machado sem cabo não vale nada. A gente trabalha uma madeira de guajuvira para a pessoa poder usar.

Marly

Marly, uma das pioneiras de Marechal Cândido Rondon, partilhou seu arquivo de fotos. Seu desejo é transformar sua casa em um museu da família.

“Vá à esquerda até o atracadouro; Caminhe por ele até o final; Calcule cinquenta metros a esquerda, lá ficava a casa.”

Spaniol

Spaniol é um fotógrafo que habita Porto Mendes. Documentou o transporte de casas das áreas que seriam inundadas pelas águas do lago de Itaipu e o cotidiano da região.

Caderno de Viagem

Extratos do livro Trânsito à margem do lago: caderno de viagem / Jehasá ypá rembe’y rupi: kuatia guataha / Tránsito al margen del lago: cuaderno de viaje

01. Capa
02. Mercadoria Marca Água, e quem paga? – Elisa Rodrigues Dassoler
03. Homem Cordial – Felipe Prando
04. GuaraNike – Goto
05. Border – Glerm Soares
06. A pantalha: noir do tempo – Didonet Thomaz
07. Extratos da fala de Guillermo Sequera
08. Permacultura e espaços bioconstruídos como forma e possibilidade estética em propostas coletivas em arte para moradia e obtenção de energia – Janice Martins Sitya Appel; Ilustração – Ana Helena Polak
09. Ópera-sonho sem terra – Hélio Leites
10. Contracapa

Equipe técnica do Caderno de Viagem: Realização – Claudia Washington e Lúcio de Araújo Projeto gráfico – Claudia Washington Tradução e revisão em guarani – Elígio Miranda Ortiz Tradução e revisão em espanhol – Maria Rosa da Silva Miranda Revisão em português – Sabrina Lopes e Maikon Kempinski

Outros participantes : Lauro Spaniol, Peetssa, Mauro Souza, Francisco Amarilla, Aguirras, Moacir Ferreira, Sara Blanco, Coletivo Baobá Voador, Amancio Chamorro, Gustavo Bianchet, Pedro Aguillera, Flavia Vivacqua, José Luiz Kinceler, Julinho Nhemboatevy